DICAS DE PORTUGUÊS

    Sabe quando alguém fala e aquilo dói no ouvido da gente? É um "pra mim fazer aqui"... "um pobrema acolá"... E nossos ouvidos que se lasquem!

    Pois bem, para proteger nossos ouvidos sensíveis, toda semana postaremos no nosso site algumas dicas de português. Por isso, estude e não erre mais!

 

A gente fomos / saímos / assistimos / etc. - Embora o termo gente corresponda a "nós", a palavra está no singular e sua concordância deve ser feita de forma idêntica:  A gente foi / saiu / assistiu / etc.

 

A grama / O grama - Ao comprar alimentos que são pesados, use o grama: trezentos gramas, 800 gramas etc. Deixe a grama para se referir às plantas que revestem o solo dos jardins, por exemplo.

 

Cardaço / Cadarço - Sapatos não tem cardaços, mas cadarços.

 

Para mim / Para eu - Em frases que mostram ações como comer, escrever, assinar, fazer, entre outras, "o mim" é descartado, porque "mim" não come, não escreve, não assina, não faz etc. Logo, o emprego correto recai sobre o "eu" que é capaz de realizar todas as ações descritas: eu como, eu escrevo, eu assino, eu faço, entre outras.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!