A turminha do 2º Ano, juntamente com as professoras  Maria Adilia Curado e Nayara Cristina, receberam hoje uma visita muito ilustre, a escritora Laura Marques, autora de vários livros infantis, entre eles O Elefante Esquisito  (escrito em Português e em Inglês) e família vieram nos prestigiar e contar um pouco da história da pequena escritora. O livro referido foi trabalhado nas duas línguas na salinha do 2º Ano.

            Foram momentos de pura magia com leitura, interpretação, reprodução, releitura, exposição e, finalmente, com a presença da escritora que conversou com os pequenos, autografou os livrinhos, conheceu o trabalho desenvolvido pelos alunos no Projeto Criança Feliz e, após, tomamos um delicioso café da tarde oferecido pelas mamães dos alunos.

            Sem dúvida, foi um momento tão mágico como nossa Escola.

            Parabéns aos alunos e professoras. Obrigada à pequena Laura, sua visita muito nos honrou e enriqueceu nosso Projeto.

                           VISITA AO CONSELHO TUTELAR

 

          O Conselho Tutelar foi criado juntamente com o ECA, instituído pela Lei 8069, no dia 13 de julho de 1990. Esse é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. É um órgão permanente que possui autonomia funcional, ou seja, não é subordinado a qualquer órgão estatal. É obrigatória a existência de pelo menos um Conselho Tutelar por cidade, constituído por 5 membros eleitos pela comunidade para mandato de três anos.

          Essas são informações, dentre várias, que nossos pequenos têm adquirido ao desenvolver nosso Projeto. E para conhecer melhor um Conselho Tutelar, amanhã e quarta-feira, acontecerão visitas nas dependências do Conselho de Inhumas.

          A preparação para este momento aconteceu a partir da audição da música Deveres e Direitos de Toquinho. Logo após foi trabalhado em nosso Laboratório de Informática o vídeo Conselho Tutelar.

          Então partimos para o planejamento da visita: roteiro, horários, meio de locomoção, agendamento, combinados de comportamento social, autorização dos pais, elaboração de perguntas a serem feitas aos conselheiros.

          Tudo planejado. Lá as crianças conhecerão as dependências, os conselheiros, conversarão sobre o ECA, participarão de uma palestra.

           Ao voltarem para a Escola produzirão textos sobre a aula-passeio, dando ênfase ao direito trabalhado nas respectivas séries. Trabalharão Artes fazendo desenhos e maquetes do local visitado e do roteiro traçado. Escreverão cartas para alunos de outras escolas que trabalham o mesmo assunto, revelando as experiências vividas na aula. Tudo isso será registrado através de fotos e filmagens. As fotos estarão no site logo após a  visita.

           Participarão dessa experiência os alunos de 2º ao 5º ano.

ESTUDANDO O RESPEITO - DIREITOS E DEVERES ACERCA DESSE ASSUNTO

 

          Para compreendermos melhor esse assunto, recebemos mais uma visita importante em nossa salinha.

          O Sr. Itamar Santos de Oliveira (mais conhecido por Coca-Cola), veio gentilmente nos prestigiar com uma rica palestra.

          Falou-nos de Deus, como o criador do mundo e da importância de todos nós para Deus. Falou-nos também do respeito que devemos ter com os mais idosos, principalmente os nossos avós, que tanto nos amam. Realçou a importância de pedirmos a bênção aos avós e aos pais.

          Contou-nos de suas experiências como filho e como pai. Deixou que as crianças participassem contando também as sua experiências.

          Foi um momento tão profícuo e rico que nem percebemos que o tempo foi extrapolado, pois os baixinhos queriam muito participar dessa partilha de experiências, principalmente com o uso das palavras mágicas.

          Na hora da saída foram distribuídos aos pais e aos coleguinhas, cartõezinhos sugerindo o uso contínuo das palavras mágicas.

          Confira os detalhes no ícone álbuns (fotos) 2º ano.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!